ARTIGOS

Profa. Dra. Adriana Araújo Pereira Borges

O aluno com deficiência e o direito à diferença

Márcia Duarte e Adriana Borges

A circulação do conceito de autismo no contexto brasileiro

Adriana  Borges e Luciana Amaral

A inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: ouvindo as famílias e formando professores

Maria Luísa Magalhães Nogueira, Luiza Pinheiro Leão Vicari, Adriana Araújo Pereira Borges e Olívia Ameno Brun

Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19

Adriana Van Petten, Adriana Borges, Maria Luísa Magalhães Nogueira

A utilização do Plano de Desenvolvimento Individual por professores em Minas Gerais

Bruna Hudson, Adriana Borges

Fontes do conhecimento histórico em Educação e Educação Especial: entre a tradição e a renovação

Adriana Borges e Maria Siems

Relação entre a Ficha de Observação do Desenvolvimento Mental da Criança de Helena Antipoff e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)

Emanuely Javarrotti, Adriana Borges e Adriana Van Petten

Entrevista com a Professora Jan Valle: Estudos da Deficiência na Educação

Jan Valle e Adriana Borges

Trajetórias de Alunos com Deficiência e as Políticas de Educação Inclusiva: da Educação Básica ao Ensino Superior

Maria Cecília Guimarães, Adriana Borges e Adriana Van Petten

Helena Antipoff e a Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais: filantropia e ciência em prol dos anormais

Adriana Borges e Esther Barbosa

Educação especial e a Covid-19: o exercício da docência via atividades remotas

Josiane Torres e Adriana Borges

Educação especial na obra de Helena Antipoff

Adriana Borges

Helena Antipoff e Anísio Teixeira: diálogos no campo da História da Educação Especial no Brasil

Fernando Gouvêa e Adriana Borges

Toda Criança Pode Aprender: O Aluno com deficiência intelectual na escola

Coordenação: Adriana  Borges e Regina Campos

Desenho universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo em sala de aula

Adriana Borges e Carlo Schmidt

Em busca do tempo perdido: a reviravolta das mães de autistas

Adriana Araújo Pereira Borges, Andréa Werner

Profa. Dra. Ana Amélia Cardoso (Subcoordenadora)

 

Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação

Amanda Aguiar Valverde, Clarice Ribeiro Soares Araújo, Lívia de Castro Magalhãesa e 
Ana Amélia Cardoso

Adaptação transcultural do instrumento Autism Classification System of Functioning: Social Communication (ACSF: SC) para uso no Brasil

Débora Santana Eloi, Kesia Kelen Gonçalves Mareco, Adriana Gonçalves Queiroz, Carla Ribeiro Lage, Cecília Pletschette Galvão, Clarice Ribeiro Soares Araújo, Samara de Araújo Costa, Ana Amélia Cardoso

O lazer da pessoa com deficiência física em Belo Horizonte: Um estudo preliminar

Loren Pereira, Cristiane Brito e Ana Amélia Cardoso Rodrigues

Impactos da Doença Renal Crônica no desempenho ocupacional de crianças e adolescentes em hemodiálise

Thaís Thaler Souza, Arthur Melo Kummer, Ana Cristina Simões e Silva, Ana Amélia Cardoso, Carla Ribeiro Lage

Terapia ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento

Amanda A. Valverde, Carolina Pêgo, Elisa Ferreira Pena e Silva, Karol Cristiano Salomão Felipe Navarro, Luana S. Bispo, Ramadan do Prado Costa Pereira, Thallita Linhares Barcelos, Vânia S. M. Figueiredo, Yasmin Carolina da Paz Ferreira e Ana Amélia Cardoso

Cap. 4 Comparação entre eficácia percebida por crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação e seus pais (Olhares e perspectivas da Terapia Ocupacional Construindo teorias e pensando a prática)

Clarice Ribeiro Soares Araújo, Flaviana Alves Rodrigues, Luana Fernandes Azevedo, Priscila A. Costa Valadão, Ana Amélia Cardoso

Sports Stars Brazil in children with autism spectrum disorder: A feasibility randomized controlled trial protocol

Amanda Cristina Fernandes, Deisiane Oliveira SoutoI, Ricardo R. de Sousa Junior, Georgina L. Clutterbuck, F. Virginia Wright, Mariane Gonc ̧alves de Souza, Lidiane Francisca Borges Ferreira, Ana Ame ́lia Cardoso Rodrigues, Ana Cristina R. Camargos, He ́rcules R. Leite

Vicente: o diferente

Ana Amélia Cardoso e Maria Luísa M. Nogueira

Group coaching intervention with parents of children with autism  spectrum disorder in Brazil – pilot study

Luisa Aragão, Izabela Cardoso, Carla Ribeiro, Lovell e  Ana Amélia Cardoso

Terapia motora cognitiva: descrição e análise clínica de crianças com Transtorno do
Desenvolvimento da Coordenação (TDC)

Beatriz Couto Fortuna, Mylena Oliveira Machado, Clarice Ribeiro Soares Araújo, Ana Amélia Cardoso e Lívia de Castro Magalhães

Profa. Dra. Anamaria Fernandes

Poetics of Authorship in the Context of University Extension

Anamaria Fernandes Viana e Mônica Maria Farid Rahme

Processos formativos e extensão universitária: as ações da quarentena em foco

Mônica Maria Farid Rahme, Anamaria Fernandes Viana e Deborah Stephanie de Oliveira Henriquesiii

Olhando sem olhos

Anamaria Fernandes Viana

Entre o que é e o que será

Anamaria Fernandes Viana

Flores do Morro: inovação social por meio do design e da dança

Glaucinei Rodrigues Corrêa e Anamaria Fernandes Viana 

Feito à mão e pelo corpo: inovação social pelo design e pela dança

Anamaria Fernandes Viana, Glaucinei Rodrigues Corrêa, Jéssica Kawaguiski, Júlia Carvalho Passos

Uma experiência formativa no contexto universitário: o projeto Arte e Diferença

Anamaria Fernandes Viana e Monica Maria Farid Rahme

Projeto Catadores de Sonhos

Glaucinei Rodrigues Corrêa e Anamaria Fernandes Viana 

Corpos em trânsito

Anamaria Fernandes Viana 

Une expérience formatrice en contexte universitaire: Le projet Art et différence

Anamaria Fernandes Viana e Mônica Maria Farid Rahme

Profa. Dra. Camila Graciella Santos Gomes

Intervenção comportamental precoce e intensiva com crianças com autismo
por meio da capacitação de cuidadores

Camila Graciella Santos Gomes, Deisy das Graças de Souza, Analice Dutra Silveira, Ianaiara Marprates Oliveira

Intervenção comportamental precoce e intensiva com crianças com autismo
por meio da capacitação de cuidadores

Camila Graciella Santos Gomes, Deisy das Graças de Souza, Analice Dutra Silveira, Ianaiara Marprates Oliveira

Equivalência de estímulos e autismo: uma revisão de estudos empíricos

Camila Graciella Santos Gomes, André Augusto Borges Varella, Deisy das Graças de Souza

Escolarização inclusiva de alunos com autismo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte

Camila Graciella Santos Gomes, Enicéia Gonçalves Mendes

Ensino de sílabas simples, leitura combinatória e leitura com compreensão
para aprendizes com autismo

Camila Graciella Santos Gomes, Deisy das Graças de Souza

Desempenho de pessoas com autismo em tarefas de emparelhamento com o modelo por identidade:
efeitos da organização dos estímulos

Camila Graciella Santos Gomes, Deisy das Graças de Souza

Learning by exclusion in individuals with autism and Down syndrome

Luiza Costa Langsdorff, Camila Domeniconi, Andréia Schmidt, Camila Graciella Gomes, Deisy das Graças de Souza

Profa. Dra. Claúdia Cardoso Martins 

Statistical learning and spelling: Evidence from Brazilian prephonological spellers

Rebecca Treimana, Cláudia Cardoso-Martins, Tatiana Cury Pollo, Brett Kesslera

Redução de comportamento autolesivo em uma criança com diagnóstico de autismo
utilizando reforçamento não contingente e treino de mando

Marcus Vinícius Fonseca de Garcia, Thais Porlan de Oliveira

Longitudinal predictors of word reading for children with Williams syndrome

Caroline G. Richter, Cláudia Cardoso‐Martins e Carolyn B. Mervis

Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências

Membros do Painel Nacional de Especialistas em Alfabetização, Literacia e Numeracia: Cláudia Cardoso‐Martins

Spelling Abilities of School-aged Children with Williams Syndrome

Caroline Greiner de Magalhães, Cláudia Cardoso-Martins, Carolyn B. Mervis

Orthographic processing is a key predictor of reading fluency in good and poor readers in a transparent orthography

Natalia V. Rakhlin, Catalina Mourgues, Cláudia Cardoso-Martins, Alexander N.
Kornev, Elena L. Grigorenko

Communicative Function of Pointing and Expressive Vocabulary Acquisition

Juliana Prieto Bruckner, Eliene Novais Costa e Cláudia Cardoso-Martins

Transtorno do Espectro do Autismo

Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento Colaboradores: Ana Amélia Cardoso, Cássio Frederico Veloso, Cláudia Cardoso-Martins, Fernanda Dreux Miranda Fernandes, Maria Luísa Magalhães, Marilene Félix Nogueira

Concurrent predictors of word reading and reading comprehension for 9‐year‐olds with Williams syndrome

Carolyn B. Mervis, Caroline Greiner de Magalhães, Cláudia Cardoso‐Martins

Profa. Dra. Denise Brandão O. Britto

 (atualizando)

Déficits precoces da atenção compartilhada no autismo:
evidência de um estudo de caso retrospectivo

Caroline Greiner de Magalhães, Poliana Gonçalves Barbosa, Camila Soares de Abreu, Cláudia Cardoso-Martins

Análise psicométrica das Escalas Nordoff-Robbins como instrumento de avaliação no tratamento musicoterapêutico de crianças autistas em acompanhamento
no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG)

Aline Moreira André, Davi Oliveira Batista, Marina Horta Freire, Renato Tocantins Sampaio, Arthur Melo e Kummer

Análise de sistema de comunicação alternativa no ensino de requisitar por autistas

Thais Porlan de Oliveira, Juliana Campos de Jesus

Autismo no Brasil, desafios familiares e estratégias de superação: revisão sistemática

Paulyane Gomes, Leonardo Lima, Mayza Bueno, Liubiana Arantes Araújo, Nathan Souza

A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo:
uma abordagem informada pelas neurociências para a prática clínica

Renato Tocantins Sampaio, Cybelle Maria Veiga Loureiro, Cristiano Mauro Assis Gomes

Generalização de mandos aprendidos pelo PECS (Picture Exchange Communication System)
em crianças com Transtorno do Espectro Autista

Juliana Campos de Jesus, Thais Porlan Oliveira, Junio Vieira de Rezende

Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional

Luciana de Cássia Ribeiro, Ana Amélia Cardoso

 

Transtornos do Espectro do Autismo: o que a Psicologia Social tem a ver com isso?

Maria Luísa Magalhães Nogueira, Cássia Beatriz Batista, Jardel Sander da Silva, Ana Rita Pereira de Almeida, Olívia Ameno Brun, Jonas Carneiro Silva

O Protocolo de Análise Semiótica Musicoterapêutica de Canções
e seu uso como instrumento de Avaliação Musicoterapêutica

Renato Tocantins Sampaio

O aluno com deficiência e o direito à diferença

Márcia Duarte e Adriana Borges

O aluno com deficiência e o direito à diferença

Márcia Duarte e Adriana Borges